Voltar

A CIRA lançou concurso público para uma empreitada de dragagem na Ria de Aveiro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou a concurso público uma empreitada para proteger as margens da Ria de Aveiro e ajudar na redução da erosão costeira, intervenção complementar à grande operação de desassoreamento executada pela Polis Litoral Ria de Aveiro.

Segundo o anúncio, os trabalhos têm como preço base 3,5 milhões de euros, abrangendo os concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Ílhavo e Vagos.

Preparada há cerca de dois anos, a obra de “Proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das bacias de 17 cais da Ria de Aveiro” tem um prazo de execução previsto de oito meses.

A apresentação de propostas pelas empresas interessadas tem de ser feita no prazo de 20 dias.

Depois de receberem ‘luz verde’ do Governo e assegurados apoios financeiros, os municípios da CIRA avançaram com o projeto da obra que veio a receber parecer favorável das entidades envolvidas, nomeadamente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Uma intervenção complementar da grande empreitada de desassoreamento (transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico) executada pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.

A proteção da Ria e reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa será executada através do reforço das praias e das margens ameaçadas pelas cheias com sedimentos provenientes de desassoreamento das bacias dos cais.

Objetivo da operação

O projeto prevê a implementação de ações de desassoreamento das bacias dos cais da Ria de Aveiro para locais onde haja défice sedimentar (deriva litoral) ou para reforço de margens, permitindo assim uma otimização do equilíbrio dinâmico da Ria.

Cais a desassorear

Ovar

Cais do Carregal
Cais da Pedra
Cais da Tijosa
Cais do Puchadouro

Estarreja

Cais da Bulhas
Cais da Ribeira da Aldeia
Cais das Teixugueiras

Murtosa

Cais da Ribeira do Gago
Cais da Bestida
Cais do Bico
Cais da Cambeia
Cais da Boca da Marinha

Ílhavo

Cais da Malhada
Cais da Folsa Velhas
Cais da Bruxa

Vagos

Cais da Quinta do Ega
Cais das Folsas Novas

» A operação é suportada a 100% com fundos da iniciativa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).

Notícias Mais lidas