Solução para tornar a via mais navegável avança este mês. Há 20 anos que não são retiradas areias acumuladas. Inertes vão reforçar margens e proteger a costa. O desassoreamento da ria de Aveiro, há muito reclamado na região, já tem dinheiro para sair do papel. O investimento de 23,4 milhões de euros terá apoio comunitário. A candidatura foi aprovada na última semana e garante uma comparticipação de 75% (17,6 milhões). Os rest (...)
Ler mais
O desassoreamento da Ria de Aveiro, um anseio antigo da região, vai avançar no próximo ano, assegurou ontem o Ministério do Ambiente. Em causa está um investimento de 25 milhões de euros que será concretizado pelo Polis da Ria de Aveiro.  
Ler mais
O Governo reconhece prioridade ao desassoreamento da Ria de Aveiro, partilhada com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), disse hoje à Lusa o ministro do Ambiente, que afastou a possibilidade de um novo Polis.“Lançamos o desafio ao presidente da CIRA para que, estabilizadas as figuras de planeamento, seja a Comunidade Intermunicipal a fazer a gestão deste espaço (a Ria de Aveiro), pois sentimos que este é um modelo a ser (...)
Ler mais
Dos dois cenários traçados para a muito desejada obra de desassoreamento, o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) recomenda menor intervenção.As empresas e especialistas a quem a Sociedade Polis Ria de Aveiro contratou os estudos apontaram duas alternativas para executar as dragagens a candidatar a fundos comunitários.O cenário 2, que prevê a transposição de 860.998 m3 em 1.645.400 m2 das sete áreas (canais, cales e esteiros) abrangidas: Ov (...)
Ler mais

15:44h - 01/02/2016

Dia Mundial das Zonas Húmidas

  Comemora-se, a 2 de fevereiro, por todo o mundo o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, em 1971 da Convenção de Ramsar relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas. Para comemorar a data, a Câmara Municipal da Murtosa promove uma visita guiada, de bicicleta, de observação da avifauna da Ria de Aveiro, a partir das 14.30h. A iniciativa é gratuita e os interessados em participar devem-se i (...)
Ler mais