20:21h - 27/05/2022

A Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro formou-se no século XVI, como resultado de um recuo do mar e, posteriormente, uma formação de cordões litorais e que originaram uma laguna. A sua extensão de 45 quilómetros e a sua largura, de aproximadamente 11 quilómetros, no sentido este-oeste, tem uma foz que envolve 11 mil hectares, dos quais, mais de seis mil estão permanentemente cobertos de água. A Ria, que ao afastar terras as junta, ao mesmo tempo, num (...)
Ler mais
A Polis Litoral Ria de Aveiro informa que os trabalhos de balizagem e sinalização dos canais de navegação tiveram início no passado dia 6 de outubro de 2021, tendo a operação arrancado no topo norte do canal de Ovar, junto à marina do Carregal, continuando para sul ao longo desse canal, ao que se seguirão os canais de Ovar até Pardilhó e da Murtosa, que correspondem ao Lote 1 da empreitada. Posteriormente a operação terá continuid (...)
Ler mais

12:41h - 20/12/2021

BOAS FESTAS

  A Associação Náutica da Gafanha da Encarnação deseja a todos os associados e amigos um bom Natal e votos de um feliz ano novo.
Ler mais
Só as microalgas da Ria de Aveiro capturam anualmente da atmosfera cerca de 12400 toneladas de carbono, o equivalente ao carbono emitido por 10000 pessoas. Esta é uma das conclusões de um estudo do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) que deixa em aberto a certeza: os restantes organismos fotossintéticos da Ria de Aveiro juntos conseguirão retirar da atmosfera milhares de toneladas de carbono por ano. (...)
Ler mais