Nomenclatura

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Costado - É o corpo que dá flutuabilidade à embarcação e que no caso de esta ser de madeira pode ser tabuado liso, trincado e ainda de tabuado colocado em diagonal.

Quilha - É uma peça de madeira ou de ferro, conforme a construção da embarcação, colocada no sentido longitudinal e é considerada a peça mais importante da embarcação.

Roda de Proa ou Talha-Mar - É o seguimento da quilha à proa, parte que corta o mar.

Cadaste - É o seguimento da quilha à popa, onde é fixada a ferragem do leme.

Sobrequilha - É uma peça colocada interiormente por cima das balizas e cavilhada para a quilha e serve para reforçar as balizas.

Corais - São peças que ligam a sobrequilha ao contracadaste e à contra-roda de proa.

Balizas - São peças colocadas transversalmente à quilha, formando o esqueleto da embarcação.

Baliza-Mestra - É a baliza com mais boca e colocada a meio da embarcação. As balizas podem ser inteiras ou divididas em três partes: caverna, braço e apostura.

Caverna - É a parte da baliza que encosta à quilha e termina onde começa o bojo da embarcação.

Braço - É a parte curva da baliza que liga à caverna e apostura.

Apostura - É a parte da baliza que liga ao braço e onde assenta o alcatrate.

Alcatrates - São as peças que assentam por cima das balizas, servindo para as consolidar, e também onde fixam os bronzes das forquetas.

Falcas - São as tábuas superiores do costado dos dois bordos que encostam aos alcatrates.

Verdugos - São peças de madeira boleadas, colocadas de proa à popa e por debaixo das falcas; servem para proteger o costado da embarcação quando se encontra atracada.

Escoas - São peças pregadas interiormente para as balizas, servindo para as consolidar; estão pregadas geralmente entre a sobrequilha e o princípio do encolamento da embarcação.

Dormentes - São peças pregadas interiormente para as balizas, um pouco abaixo das falcas, onde assentam as bancadas ou vaus.

Bancadas - São peças colocadas transversalmente no interior da embarcação, que servem para os tripulantes e passageiros se sentarem.

Pés de Carneiro - São umas peças que assentam na sobrequilha e ao meio das bancadas, servindo para as reforçar.

Mísulas - São peças fixas interiormente para o costado, servindo para aguentar os assentos de ré.

Castanhas - São peças fixas nas escoas, possuindo uns entalhes onde assentam os paus de voga.

Painel de Popa - É o forro exterior (corte direito) que reveste o esqueleto da popa.

Capelo - É a parte superior da roda de proa.

Robaletes - São peças pregadas exteriormente no sentido proa-popa na altura do encolamento, servindo para amortecer o balanço de bombordo a estibordo.

Meia-Coxia - É uma tábua fixa geralmente para as duas bancadas de proa com um orifício por onde o pé de mastro entra.

Enora - É o orifício por onde entra o pé do mastro, tanto na meia-coxia como no convés.

Carlinga - É uma peça fixa na sobrequilha, com uma cavidade onde entra a mecha do pé do mastro.

Boeira - É um orifício feito no costado, próximo da quilha, para esgotar a água da embarcação.



Palamenta

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Palamenta - São todas as peças móveis consideradas indispensáveis a bordo de uma embarcação.

Leme - É uma peça de madeira ou ferro que funciona à popa da embarcação e que serve para lhe dar governo. Divide-se em: porta (parte mais larga do leme), madre (parte do leme que encosta ao cadaste) e cachola (parte de cima da madre).

Cana do Leme - É uma espécie de alavanca que serve para movimentar o leme para bombordo ou estibordo.

Remos - São peças de madeira que servem para dar andamento á embarcação e dividem-se em: pá (parte do remo que mergulha na água), forro (parte do remo que assenta na forqueta ou toleira) e punho (parte do remo onde o remador pega quando rema).

Forquetas - São peças de ferro ou latão, onde assenta o forro do remo.

Defensas - São peças feitas de sola ou de cabo, que servem para proteger o casco da embarcação.

Croques - São peças de ferro ou latão, formando uma espécie de gancho e ligadas a varas de madeira, que servem para aguentar a embarcação a um cais ou ao costado de um navio.

Paus de Voga - São peças de madeira que se colocam nas castanhas e que servem para os remadores fixarem os pés quando remam.

Paneiros - São uma espécie de estrados feitos de madeira, que servem para proteger o fundo da embarcação.

Sarretas - São tábuas colocadas por cima das balizas e no sentido da proa á popa, que servem também para proteger, o fundo da embarcação e geralmente são três por cada bordo.

Guarda-Patrão - É uma tábua colocada de bombordo a estibordo, entre os locais onde se sentam os passageiros e o patrão.

Balde - É um recipiente que serve para esgotar as águas da embarcação.

Bartedouro - É uma espécie de concha feita de madeira, que serve também para esgotar as águas da embarcação.

Ancoreta - É uma espécie de barril um pouco achatado, que serve de depósito de água doce para beber na embarcação.

Ancorote - É uma âncora pequena, que serve para fundear a embarcação.

Drogue - É um objecto feito de lona, muito parecido com o saco de café, e que serve de âncora flutuante, destinado a aguentar a proa da embarcação aproada ao vento e ao mar.

Boça - É um pedaço de cabo fixo no olhal da proa e que serve para amarrar a embarcação.



Mastreação

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Mastreação - É constituída por mastros reais, mastaréus, gurupés, pau de bujarrona, pau de giba, pau de botaló, vergas, paus de coutelos, caranguejas e retrancas.

Mastros Reais - São vergônteas fixas que existem a bordo, colocadas na posição aproximadamente vertical, destinadas a aguentarem o impulso das velas, quando largadas ao vento. Os mastros dividem-se em três partes: pé (é a extremidade inferior do mastro e assenta numa peça chamada carlinga, a qual está cavilhada para a sobrequilha; possui uma cavidade onde entra a mecha do pé do mastro. Os orifícios feitos no convés para dar passagem aos mastros chamam-se enoras), romã (é a parte do mastro onde geralmente encosta a boca da carangueja) e o calcês (é a parte do mastro que vai dos vaus ao extremo superior).

Mastaréus - Existem dois tipos: mastaréus de gávea (são os que espigam por cima dos mastros reais) e os mastaréus do joanete (são os que espigam por cima dos mastaréus da gávea). Dividem-se também os mastaréus em três partes, como os mastros: pé, romã e calcês. Ao extremo superior do mastaréu chama-se galope.

Gurupés - Pode-se considerar um mastro real, que espiga para fora da roda de proa no sentido longitudinal do navio ou embarcação, que se destina a dar mais espalho aos estais do mastro do traquete. Chamavam-lhe os marinheiros antigos a chave da mastreação.

Pau da Bujarrona - É uma vergôntea correspondente ao mastaréu da gávea, com a diferença que espiga para fora do gurupés.

Pau da Giba - É uma vergôntea correspondente ao mastaréu do joanete, com a diferença que espiga para fora do pau da bujarrona.

Pau de Pica-Peixe - É uma pequena vergôntea colocada na posição vertical, que fica por debaixo do gurupés e que se destina a dar espalho aos estais da bujarrona e da giba.

Pau Botaló - É uma pequena vergôntea que espiga para fora da popa de algumas embarcações, que serve para caçar a escota da vela chamada catita.

Paus de Cutelos - São vergônteas que espigam para fora dos lais das vergas dos navios redondos, só nos papa-figos e gáveas.

Vergas - São vergônteas móveis existentes a bordo dos navios e embarcações, que, quando empregadas, podem tomar as posições horizontal (nos navios cujas armações sejam de galera, barca, brigue, lugre-barca, patacho, lugre-patacho, escuna e lugre-escuna), posição oblíqua (quando envergam velas bastardas); posição aproximadamente vertical (quando nelas envergam velas de baioneta). As vergas empregadas nos navios redondos dividem-se em terço (centro), cunho (parte facetada junto ao lais); lais (extremidades). As vergas para velas bastardas dividem-se em carro (extremidade inferior), lais (extremidade superior), terço (parte por onde é suspensa quando empregada).

Caranguejas - São vergônteas móveis que existem a bordo dos navios ou embarcações, cujas armações possuam velas latinas quadrangulares e onde enverga o gurutil de vela (face superior da vela). As caranguejas dividem-se em boca (extremidade que encosta aos mastro) e penol (extremidade oposta à boca).

Retrancas - São vergônteas móveis, existentes a bordo dos navios ou embarcações, colocadas na posição horizontal, onde envergam as esteiras das velas. As retrancas dividem-se em boca (partes que encostam aos mastros) e lais (extremidades opostas às bocas).

Papa-Figos - São o conjunto de todas as vergas mais baixas ou velas que nelas envergam.

Gáveas - São o conjunto de todas as vergas ou velas que cruzam por cima dos papa-figos.

Joanetes - São o conjunto de todas as vergas ou velas que cruzam por cima das gáveas.

Sobres - São o conjunto de todas as vergas ou velas mais altas que cruzam por cima dos joanetes.

Guinda - É a altura dos mastros ou mastaréus.

Palha - É a espessura dos mastros ou mastaréus. Nos navios que possuírem gurupés e que tenham mastaréus da gávea, deve o gurupés ter também o pau da bujarrona. Nos navios que possuírem mastaréus da gávea e do joanete, deve o gurupés ter os paus de bujarrona e de giba.

Vergas de Cevadeira - São vergônteas colocadas perpendicularmente ao gurupés, na altura da pega, que servem para dar espalho aos patarrazes dos paus da bujarrona e da giba.

Pegas - São peças de madeira ou de ferro, conforme a construção do navio, com duas aberturas, sendo uma quadrada para enfiar na parte facetada do galope do mastro ou mastaréu e a outra em círculo por onde passam os mastaréus. O gurupés também tem pega para dar saída ao pau da bujarrona.



Ancoras

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Ancoras de Pedra
(2000 AC)

Ancora de Madeira e Pedra

Almirantado ou Ordinária

Danforth - Para fundos de areia.
É normalmente usado como 2º ferro

O cepo com os extremos boleados e um deles recurvado em forma de cotovelo, é móvel, o que facilita o transporte e a arrumação. Dá para todos os fundos mas a sua forma são o grande contra-tempo nas embarcações de recreio.

Britany - Dos melhores ferros para fundos de areia. Parecido em termos de eficiência com o Danforth

CQR - Dos ferros mais usados por unhar bem em qualquer fundo, seja areia, lodo ou mesmo rocha. Tem o inconveniente de ser relativamente pesado. É normalmente a âncora de primazia.

Fateixa - ferro é normalmente usado por pescadores por unhar bem em fundos de rocha. Usam-se também em embarcações pequenas pelo facto de algumas poderem encolher os braços.

Flutuante - Ao contrário das outras não serve para fundear mas para diminuir o andamento de um barco que no mar esteja à mercê das vagas e do vento. Ao fazer resistência na água, este aparelho, seguro ao barco por um cabo suficientemente comprido, permite conservar uma embarcação aproada ao vento com mau tempo. Tem o formato de um grande papagaio de lona com a armação em cruz a cujas extremidades dos braços se ligam um estropo de quatro pernadas. Esse estropo deve s er o mais comprido possível para suavizar os esticões. Mantém-se na vertical graças a umas bóias presas nas extremidades horizontais e a um lastro num dos braços da cruz

Gata - Como uma âncora de almirantado vulgar, mas só com um braço

Martin - De haste muito reforçada e braços articulados que podem baixar ou levantar por estarem ligados a um eixo que atravessa a cruz. O cepo é muito curto, fixo no plano dos braços e tem os extremos revirados para o lado do anete

Parafuso - Sem ser propriamente uma âncora, tem no prolongamento da haste um parafuso que enterra no fundo. É usada apenas em amarrações fixas

Smith - Não tem cepo e as patas giram independentemente uma da outra, num eixo que passa na cruz. É a que normalmente se usa em navios de grande porte

Trotman - Âncora com os braços móveis, como os de uma balança, e as patas de forma côncavas

Ancorote - Do feitio de uma âncora vulgar, mas de menor tamanho e peso

Capacete ou Cogumelo - Não tem cepo e em vez de braços tem uma calote esférica na extremidade da haste. É usada em amarrações fixas.

Bruce - Este tipo de âncora é concebido para condições duras desde que tenha corrente suficiente. Boa para fundos de areia e lodo.



Nós

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Nó simples

   

Nó de Oito ou Trempe

 

 Nó de Frade

 Lais de Guia pelo chicote

 Nó Direito

 

Nó de Escota ou Singelo

 

 Nó de Escota pronto a disparar

 

Nó de Pescador

Volta de Anete

 

Volta Redonda e Cote

 

 Volta de Fiel

 

Volta de Cunho

 
   

 Alça

       

Pilha de Retenida

 

Falcaça

 
   

Falcaça à Inglesa