
O Porto de Aveiro assinalou os 217 anos da abertura da barra e a data deixou sinais que reforçam os vínculos com a região, em cerimónia comemorativa do Dia do Porto de Aveiro, realizada no Cais Criativo da Costa Nova, no passado dia 03 de abril.
A administração sublinha que não é apenas na dimensão económica e destaca o trabalho em defesa da qualificação ambiental e a defesa da costa surge como um dos elementos centrais.
Eduardo Feio adianta nova vaga de dragagens e dragados ao serviço do reforço do cordão dunar, desde 2015 foram depositados 7 milhões de metros cúbicos de areia para proteger a costa e 2025 vai voltar a deixar marca neste segmento. A partir de maio serão realizadas três dragagens com investimento superior a 2,7 milhões de euros.
A comunidade portuária destaca o Porto na sua dimensão económica enquanto alavanca para empresas que se instalam e se projetam no mundo, afirma Nuno Pires, presidente da CPA, não escondendo que essa infraestrutura é essa porta aberta para o mundo.
Os autarcas de Aveiro e Ílhavo distinguiram as diferentes dimensões dos portos e o seu papel na vida das sociedades, tendo Ribau Esteves falado do momento vivido no mundo, neste momento marcado pela instabilidade foram lançados novos desafios e, na leitura do autarca, membro do Comité da Regiões (UE), a Europa deve olhar para indústria e para a defesa como desafios que exigem o máximo das suas infraestruturas.
O autarca de Ílhavo, João Campolargo, aproveitou o momento para agradecer o esforço de investimento do porto na qualificação de áreas próximas, destacando a construção do parque da “meia-laranja” na Barra e o arranque da empreitada de reabilitação da marginal dos bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré, considerando ser um tributo a quem ali trabalha e vai deixar memorial da época dos estaleiros naquela zona.
O dia 3 de abril de 1808 marca um momento histórico para o Porto de Aveiro, com a abertura da sua atual Barra.
Para assinalar esta data, o Porto de Aveiro vai, mais uma vez, promover um conjunto de iniciativas destinadas a aproximá-lo da população em geral, dos colaboradores e dos parceiros de negócios, reforçando os laços que o unem ao seu território e a todos os que nele interagem.